Esporte & Marketing
Futebol, outros esportes e marketing digital por Gustavo Andrade

8 ferramentas para fazer entrevistas e produzir conteúdo para web

Como fazer entrevistas e produzir conteúdo para webComo contei no post sobre o meu primeiro ano na Rock Content, minha equipe e eu entrevistamos nossos clientes ou alguém que eles indiquem para produzirmos conteúdos. É assim que garantimos que os textos fujam daquilo que já é encontrado na internet, e nossos clientes aproveitem a própria expertise sobre seus mercados para se diferenciarem.

Para realizar essas entrevistas, transcrever o que nos foi dito e escrevermos os textos, nós usamos uma série de ferramentas diariamente. Neste post, vou explicar como o auxílio desses mecanismos pode facilitar e muito a vida de quem quer produzir conteúdo para web. Acompanhe!

1 – Google Docs

O Google Drive é uma benção para quem quer produzir conteúdo e se manter organizado. Enquanto algumas pessoas se habituaram a escrever textos utilizando o Microsoft Word ou o Libre Office, o Google Docs é a alternativa preferida da equipe de produção editorial da Rock Content.

Com o Docs, o texto que é escrito é salvo automaticamente. Você não precisa se preocupar se acontecer alguma pane no seu computador e ter medo de perder todo o seu material. O único ponto que não é tão positivo assim é que, usualmente, é preciso estar conectado à internet para utilizar essa ferramenta.

O Docs ainda é ótimo para configuração e formatação de textos, além de permitir que você compartilhe o arquivo com os clientes, entrevistados ou colegas de trabalho. Há um espaço para comentários, o que permite que outras pessoas sugiram, claramente, mudanças no conteúdo.

2 – Google Sheets

Se o Google Docs é a ferramenta mais indicada para escrever os textos, o Google Sheets é ótimo para a organização. Essas planilhas permitem que você possa administrar quais conteúdos devem ser produzidos e quando.

O Google Sheets é, portanto, uma ótima alternativa para organizar um calendário de produção, tanto para quem produz conteúdos diariamente quanto para freelancers que têm ritmo um pouco mais lento.

3 – Skype

Quando preciso realizar uma entrevista com um cliente, a minha ferramenta preferida é o Skype. Por meio dele, posso falar com pessoas em qualquer lugar do país ou do exterior sem o menor problema.

As ligações do Skype estão cada vez melhores e apenas problemas de conexão com a internet prejudicam as chamadas. Você pode usar vídeo ou recorrer apenas ao áudio. Mais adiante, vou explicar como gravo minhas ligações.

4 – XLite

Enquanto o Skype depende de que o entrevistado também use o programa, o XLite é a alternativa que escolhemos quando precisamos fazer ligações telefônicas. É uma ferramenta muito fácil de utilizar e não precisa da inserção de um código de operadora. Esse papel cabe ao Teravoz, que também explicarei mais à frente neste texto.

Em uma comparação simplista, é como se o XLite fosse o aparelho de telefone, enquanto o Teravoz atuasse como a operadora, além de fornecer as gravações.

5 – Hangouts

Uma outra alternativa para fazer entrevistas é o Hangout, que, assim como o Docs e o Sheets, é uma ferramenta do Google. Da mesma forma que o Skype, é possível fazer as ligações com vídeo ou apenas áudio.

Entre as ferramentas para fazer entrevistas, o Hangout não é minha alternativa preferida, já que não consigo gravar as ligações. Se alguém souber como fazê-lo, por favor, compartilhe no espaço dos comentários.

6 – MP3 Skype Recorder

Como disse, eu gravo todas as minhas ligações de Skype. Essa é a forma ideal para me manter seguro caso não consiga digitar as respostas do entrevistado ou precise escutar novamente uma explicação.

O programa é muito fácil de usar. E basta manter a opção “on” ativa para que as gravações sejam feitas assim que você iniciar uma chamada. O MP3 Skype Recorder mantém uma pasta com os arquivos das gravações, que também é muito fácil acessar para ouvir as entrevistas que foram realizadas.

7 – Teravoz

Enquanto o MP3 Skype Recorder é a alternativa para gravar as chamadas por Skype, as ligações do XLite são feitas com o Teravoz. Automaticamente, ele grava todas as entrevistas que realizo com números de telefone.

O porém é que o Teravoz é pago. Se você pensou em aproveitá-lo na sua casa e parar de usar um telefone, essa pode não ser a melhor ideia. Já para empresas, é uma ótima alternativa de economia.

8 – OTranscribe

Uma vez que você realizou as entrevistas, como fazer para transcrevê-las da melhor forma? De todas as alternativas que já usei, nenhuma supera o OTranscribe.

Com essa ferramenta, você não precisa trocar de janelas cada vez que quiser pausar a gravação ou voltar a ouvi-la. Numa página só, você faz o upload do arquivo da entrevista rapidamente, usa o Esc para dar pause ou play e transcreve as respostas.

Há a possibilidade de comandos para aumentar a velocidade do áudio e mudar o ritmo se o entrevistado falar devagar ou muito rápido. Outra grande vantagem é que mesmo que você se equivoque e feche essa aba, tudo o que você já transcreveu estará lá, intacto, quando abrir o OTranscribe novamente. Depois, você apenas copia e cola no Drive. E seja feliz!

Ferramentas para pesquisas de palavra-chave

As ferramentas que citei são aquelas que uso para fazer entrevistas e produzir os conteúdos. Na minha rotina, a parte de estratégias e pesquisas de palavras-chave não é tão comum, já que a Rock Content conta com equipes de planejamento e Customer Success para assegurar que nossos clientes alcancem os primeiros lugares nas buscas do Google.

O que posso indicar é o SemRush para a pesquisa de palavras-chave, volumes de buscas e análise dos termos que os seus concorrentes têm atacado. Em alguns casos, eu uso o Google Trends para escolher o termo mais em evidência. Já o Google Keyword Planner também pode ser bastante útil para quem quer bons resultados em SEO.

Se quiser se aprofundar nos conhecimentos de Search Engine Optimization, aconselho (e muito) o curso de SEO da Universidade Rock Content. Para quem busca começar a produção em blogs, outra ótima referência para estruturar sua estratégia e saber quais conteúdos produzir é o curso de Blogs Corporativos. Já uma opção gratuita é o curso de Produção de Conteúdo para Web.

Gostou das sugestões de ferramentas? Você utiliza alguma outra que não citei? Use o espaço de comentários para dizer o que achou e compartilhe esse post com amigos que também querem fazer entrevistas e produzir conteúdo para web!

post similares
  • Afinal, marketing ajuda a conquistar torcedores? Ao assumir a presidência do Atlético Mineiro, em novembro de 2008, Alexandre Kalil dissolveu o departamento de marketing do clube alvinegro. O atual prefeito de Belo Horizonte alegava que esse departamento gerava prejuízo e dizia que, no futebol, “marketing é bola na casinha”. Assim, o Atlético ficou sem departamento de marketing por 7 anos, até [...]
  • Quem é a Rakuten? Conheça a patrocinadora de Barcelona e Golden State Warriors Com expectativa de ser uma das mais atraentes dos últimos anos, a temporada 2017/2018 da NBA começa nesta terça-feira, com o duelo entre Cleveland Cavaliers e Boston Celtics. Os torcedores que esperam pelas novidades de uma série de trocas de jogadores — como a que envolveu Kyrie Irving e Isaiah Thomas — verão outra novidade [...]
  • Futparódias: futebol, música e humor em mais de 275 milhões de visualizações em 9 meses Junte futebol, música e humor, alie experiências anteriores com audiovisual e, assim, crie um fenômeno do Youtube. É mais ou menos assim que funciona o Futparódias, uma vasta coletânea de músicas que estão bombando, transformadas em paródias com letras que exploram o que há de mais quente no futebol mundial.   Neste post, recheado de [...]
  • #NoEraPenal: a vingança do México contra a Holanda e Arjen Robben Algumas rivalidades no futebol marcam os duelos entre seleções. Provavelmente, nenhuma delas supera a entre brasileiros e argentinos. Porém, os argentinos alimentam uma forte rivalidade também com a Inglaterra, em consequência da Guerra das Malvinas. Outras grandes disputas surgem ao longo dos anos por circunstâncias de duelos em jogos decisivos ou lances peculiares. Foi assim [...]
  • Argentina e Messi fora da Copa: qual seria o tamanho do prejuízo? Nesta terça-feira, às 20h30, a Argentina enfrentará a altitude de 2.850 metros de Quito não apenas para vencer o Equador, mas para evitar um vexame histórico. Qualquer resultado que não seja um triunfo deixará o time de Lionel Messi fora da Copa Mundo de 2018, na Rússia — derrota e empate ainda mantêm chances remotas [...]

Comentários recentes

    Categoria

    %d blogueiros gostam disto: